Em outubro, o mundo se veste de rosa por uma causa muito nobre: a conscientização sobre o câncer de mama. Outubro Rosa surgiu na década de 90, com o objetivo de estimular a participação da população no controle da doença, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para esse ato. Seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. Você sabia que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres? Esse autoexame permite que a mulher identifique prematuramente as alterações presentes nas mamas, seja de tamanho ou a aparição de pequenos nódulos (caroços).

Para fazer o autoexame é muito simples:

1 Coloque uma das mãos atrás da cabeça.

2 Use os dedos da outra mão para tocar a mama.

3 Realize movimentos circulares iniciando no mamilo e estendendo-se até a axila.

É importante lembrar que o autoexame não substitui a visita ao médico. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como manter uma boa alimentação, práticas de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e consultar o médico regularmente.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. Fazendo o autoexame das mamas e a mamografia no intervalo de tempo indicado pelo seu médico, você não estará protegendo só a sua saúde. Mas sim a sua vida.