Descubra como fazer um lindo jardim de inverno para ambientes pequenos

É impossível negar a influência positiva das plantas na vida das pessoas e nos espaços em que elas estão presentes. As plantas melhoram a qualidade do ar, aliviam o estresse, evitam problemas respiratórios e são ótimas para decorar a casa.

Pensando nisso, o blog do Barbosa traz uma nova tendência: o jardim de inverno. Com ele você deixa sua casa moderna, decorada e cheia de saúde.

Confira abaixo um passo a passo para montar seu próprio jardim de inverno:

Do que você vai precisar?

● Produtos de jardinagem (como pedras, argilas, cascas e areia)
● Plantas específicas para jardim de inverno (pacová, espada de São Jorge, lírio da paz, Samambaia, bromélia, palmeira ráfis, zamioculca e cactos).
● Iluminação adequada
● Adubos e fertilizantes (para manutenção)

Como montar um jardim de inverno?

● Defina o local

A vantagem dos jardins de inverno é que podem ser feitos em lugares grandes ou pequenos. Eles são ótimos para preencher aquele espacinho vazio na sua casa, como embaixo das escadas, na varanda, no corredor ou na saída de algum cômodo.
Mas, não se esqueça de optar por locais que são bem ventilados e iluminados para preservar a qualidade de vida das suas plantinhas.

● Escolha as mudas corretamente

Para esse tipo de jardim é recomendado escolher certas plantas como: palmeira ráfis, zamioculca, suculentas, cactos, pacová, espada de São Jorge, lírio da paz, samambaia ou bromélia.
Por isso, na hora de escolher as plantas que vão estar no seu jardim de inverno, opte por essas. Elas se adaptam melhor ao tipo de ambiente que seu jardim vai estar e, assim, vão durar muito mais.

● Tenha uma boa iluminação

A iluminação é importantíssima para manter seu jardim de inverno cheio de vida. Então, tome cuidado e escolha refratores que são menores e com lâmpadas mais fracas. A posição das luzes deve estar de acordo com o que vai destacar mais seu jardim e iluminar as plantas.

● Capriche na decoração

Na decoração você pode usar pedras e cascalhos espalhados pelo chão. Mas nada impede de colocar um tecido TNT antes e definir o local do jardim com pedras maiores ou com um deck de madeira, dependendo do seu espaço.
Para incrementar a decoração você pode utilizar cascas de árvores, flores, painéis de madeira e até colocar junto uma fonte de água ou aquário. Em alguns espaços é até possível colocar pufes e almofadas para criar um ambiente zen de relaxamento maior.

● Faça sempre a manutenção

A manutenção é essencial para manter seu jardim de inverno bonito e bem cuidado. Então, não esqueça de regar as plantas, aplicar fungicidas e retirar as folhas mortas.
Além disso, o ideal é que o espaço do jardim receba a luz natural, mas no caso de apartamentos e ambientes menores, escolha sempre as plantas que reajam bem à sombra e que não precisem de incidência solar direta. Essa atitude vai ajudar a manter melhor seu jardim sem preocupação.

Prontinho! Agora que você já sabe os passos ideais para montar seu jardim de inverno, não perca tempo e faça já o seu!

Gostou dessa dica? Então compartilhe! Para outros conteúdos exclusivos, acesse o nosso blog.