Existe uma máxima que diz que o gato é tão independente que ele só faz o que quer, quando quer. E que seria impossível ensiná-los alguns truques. 

Calma, para o bem dos apaixonados pelos gatíneos e para os gatos claro, com um pouco de paciência seu bichano pode aprender alguns truques bem interessantes.

A verdade é que os gatos só prestam atenção naquilo que interessa e, mesmo assim, por poucos minutos, a atenção máxima de um gato não dura mais de 5 minutos. Por isso ficar treinando seu gato mais que isso, será cansativo para você e para ele também.

Como funciona?

Assim como os cães, os gatos precisam de recompensas para compreender que executaram algo de maneira certa. E ainda assim comando simples, como “senta”, “dá a patinha” podem ser executados desde que não exista nada que o distraia no momento, algo como uma presa, por exemplo. Não se esqueça que gatos são felinos e, como tal, são exímios caçadores.

As recompensas como petiscos são ótimas para convencer o gato que a execução do truque será sempre uma troca vantajosa. Falando em petiscos, sabia que pelo Barbosa Online você pode comprar tudo para seus pets e receber no conforto da sua casa? Assim você tem mais tempo para brincar com eles clique aqui e compre agora 

Elogiar e fazer cafunés no gatinho, também funciona, assim ele também poderá associar a execução correta do truque tendo como recompensa o seu carinho e não só a comida.

O momento ideal de começar os treinamentos com seu bichano, é sempre antes das refeições, assim você terá a garantia de que ele estará focado totalmente no seus comandos e em você.

Evite repetições enquanto ele está distraído, use sempre as mesmas palavras e a mesma entonação de voz. Ex.: se você quer falar “senta” diga sempre “senta” para que ele se condicione ao som da palavra, não adianta pedir pra ele “sentar” e no outro dia usar outra frase de comando como “por favor, sente”, o gato não vai entender nada. Sendo assim, é possível ensinar truques aos gatos, talvez seja, um pouco mais trabalhoso, mas é totalmente possível ensiná-los a sentar, entrar na caixa de transporte, dar a pata, vir quando é chamado, miar, etc. 

Gostou dessa dica? No Blog Barbosa tem sempre um conteúdo relevante pra você, clique aqui e leia mais.