No verão as chuvas aumentam e os riscos de enchentes também.

E este fato traz muito mais riscos do que apenas ficar preso em um alagamento. A maioria das cidades tem entrepostos de alimentos que, ao serem atingidos pelas enchentes, todos os alimentos contidos neles acabam ficando impróprios para consumo.

Nesta época o melhor a fazer é dobrar a atenção quanto à qualidade dos alimentos, principalmente frutas, legumes e verduras que são mais sensíveis. Outra coisa a fazer é comprar seus alimentos de lugares com procedência garantida, lugares que  comprem direto de produtores, como é o caso do Barbosa Supermercados, que tem um hortifrúti sempre com tudo fresquinhos, todos os dias e você ainda apode comprar sem sair de casa, pelo Barbosa Online.

Na dúvida da procedência, veja como se prevenir:

  • Selecione os legumes, frutas e vegetais que não estiverem deteriorados e lave-os em água corrente.
  • Lave os vegetais folhosos folha a folha e as frutas e legumes um a um. Tudo que estiver deteriorado deve ser jogado fora.
  • Coloque os legumes, frutas e vegetais selecionados de molho por 10 minutos em uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) diluído em um litro de água.
  • Enxágue em água corrente os vegetais folhosos folha a folha, e as frutas e legumes um a um, e deixe que sequem naturalmente em local seco e limpo.
  • Finalmente, para cozinhar os alimentos, deve-se usar apenas água limpa, pronta para consumo – ou seja, deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo) e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas

Gostou dessas dica? Acesse o Blog do Barbosa Supermercados e confira outros conteúdos que vão fazer a diferença no seu dia a dia.