Todos querem cabelos saudáveis e sedosos, não é? Mas atingir esse objetivo nem sempre é fácil, por isso o Barbosa Supermercados vai te dar algumas dicas de como cuidar dos seus fios para mantê-los sempre lindos!

 

Escolha produtos adequados para o seu cabelo

 

Assim como a pele, os cabelos também podem ser de vários tipos: oleosos, quimicamente tratados, loiros, lisos, ondulados, cacheados e crespos. É importante comprar produtos adequados ao tipo e necessidade do seu fio. No Barbosa Supermercados você encontra shampoos e condicionadores para todos os tipos de fios.

 

Cuidado ao lavar os cabelos

 

Você sabia que lavar os cabelos demais pode causar ressecamento no couro cabeludo e enfraquecimento dos fios? Isso acontece por conta da água quente do banho e dos ativos limpantes do shampoo.

Para evitar que isso ocorra, lave os cabelos com shampoo somente próximo à raiz dos fios, evitando esfregar o comprimento do cabelo.  Além disso, não coloque muito produto, pois ele pode retirar o óleo natural dos fios.

Em seguida, aplique o condicionador massageando levemente os fios do comprimento até a raiz dos cabelos. Essa etapa ajuda a fechar as cutículas dos fios e hidratar os cabelos.

Além desses cuidados, evite lavar os cabelos com água quente, já que ela pode estimular ainda mais a oleosidade do couro cabeludo, enquanto a água fria, além de fechar as cutículas dos fios, dá muito mais brilho.

 

Proteja os fios do sol

 

Até os cabelos sofrem com os raios solares, podendo causar ressecamento, fotoenvelhecimento e fragilidade nos fios.  Isso acontece porque a radiação causa dano direto às substâncias que unem as cutículas dos nossos fios, dando aspereza e tirando o brilho. Por isso, é importante utilizar finalizadores com proteção contra raios UV e UVA. Além disso, penteados como coques e rabo de cavalo que exponham menos os cabelos a incidência solar são bons aliados. Você também pode utilizar bonés e chapéus para se proteger.

 

Penteie os cabelos com cuidado

 

Evite pentear os cabelos agressivamente, penteie gentilmente para não quebrar os fios, e ir desembaraçando aos poucos. Se seu cabelo for cacheado, é importante evitar penteá-lo seco, pois isso pode causar quebras e frizz.

Penteie os fios começando pelas pontas e suba, aos poucos, até a raiz dos cabelos. Uma sugestão é utilizar um finalizador em creme ou óleo, pois ele devolve a umidade dos fios e torna-os mais fáceis de desembaraçar.

Com essas dicas seus cabelos vão ficar mais saudáveis e hidratados!

Quer mais dicas para o seu dia a dia? Tem muito mais no Blog do Barbosa.