O abacaxi é uma das frutas mais bonitas e nutritivas que existe. Os benefícios de incluí-lo em qualquer das suas formas (sucos, doces, etc.) em sua rotina são enormes, como a melhora da digestão e a diminuição do risco de diversas doenças, como o câncer colorretal, por exemplo. Hoje o Barbosa Supermercados reuniu os principais benefícios do abacaxi. E se você quiser, pode comprar abacaxi e todas as outras frutas, legumes e verduras da Liga do Hortifrúti agora mesmo, sem sair de casa, é só clicar aqui e comprar pelo Barbosa Online.

Benefícios do Abacaxi:

Previne o câncer colorretal

Dietas que incluem abacaxi podem diminuir o risco de câncer colorretal. O abacaxi é rico em fibras, que auxiliam na manutenção do trato intestinal, além de promover a sensação de saciedade.

Ajuda a perder peso

Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, na lanche da manhã ou da tarde vai te ajudar a manter a dieta e perder os quilinhos extras. Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibra. Essa combinação faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo.

Ajuda no alívio das dores pós-treinamento

A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações.

Melhora a pele e o cabelo

Por ser rico em vitamina C, comer abacaxi e até mesmo usá-lo externamente, pode trazer muitos benefícios para a pele. Essa vitamina estimula a produção de colágeno e elimina os radicais livres, ambos relacionados à firmeza, hidratação e sinais da idade. Além disso combate a acne e melhora a cicatrização.

Ajuda na digestão

Pela ação na quebra de proteínas, a bromelina auxilia o organismo na digestão, ajudando a melhorar a sensação de mal-estar após uma refeição exagerada por exemplo. Além disso as fibras vão ajudar no funcionamento do intestino e aliviar o inchaço e a constipação.

Controle da coagulação sanguínea

A bromelina mostrou efeitos na coagulação do sangue, ajudando na sua redução. Portanto, o abacaxi também pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, quando o risco de trombose é aumentado, além de outros pacientes com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

Vitaminas e minerais essenciais

Os benefícios do abacaxi em grande parte se devem a presença de muitas vitaminas e minerais essenciais. O abacaxi contém vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.

  • Vitamina A: atua na saúde da pele e mucosas e é essencial para a visão, protegendo contra cegueira noturna;
  • Betacaroteno: potente antioxidante, proteção contra câncer, degeneração macular, entre outras doenças;
  • Vitaminas do complexo B (folato, niacina, tiamina e riboflavina): muito importantes no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos.
  • Cobre: ação na formação das células vermelhas e fixação de ferro na hemoglobina para transportar oxigênio por todo o corpo.
  • Zinco: atua no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, formação de DNA, cicatrização e estimula a ação de mais de 100 enzimas.

Gosto dessa matéria? No Blog Barbosa você encontra dicas, receitas e macetes para facilitar o seu dia a dia.