Se você gosta de experimentar e apreciar diferentes tipos de cerveja, então esta matéria foi feita pra você. Hoje, o Barbosa Supermercados traz várias dicas e sugestões de como harmonizar esta bebida com diversos pratos, para uma experiência culinária ainda melhor.

 

Lembrando que o objetivo da harmonização não é criar regras ou restringir, e sim equilibrar o sabor e características dos ingredientes da receita e da cerveja, para que eles se completem e a refeição fique ainda mais agradável.

 

Caso você queira algum ingrediente ou tipo de cerveja especial, acesse Barbosa Online e compre sem precisar sair de casa.

 

Aperitivos

Vai servir aperitivos antes da janta? Se acompanhados de uma cerveja, será melhor ainda. Para petiscos de queijo, azeitona e oleaginosas (nozes, castanhas e amendoim) a Pilsen e a Amber Lager são as mais indicadas, pois vão super bem com pratos mais leves.

 

Churrasco

Churrasco e cerveja não tem erro não é mesmo? E para uma harmonização incrível, sugerimos usar as cervejas IPA. Por serem mais amargas, combinam muito bem com pratos mais temperados e gordurosos, como o churrasco. Cortes de bisteca, costelinha suína e bovina, alcatra e linguiça são as mais indicadas.

 

Pra quem gosta de carne bem passada com aquele molho barbecue ou outro mais apimentado, o ideal é a Porter ou Stout.

 

Comida Mexicana

Também adora comer nachos, tacos e burritos? Então combine com a cerveja IPA para ficar melhor ainda! Ela combina muito bem com recheios e molhos mais gordurosos para acompanhar este prato.

 

A Weiss também harmoniza muito bem com este tipo de comida, especialmente em pratos mais apimentados.

 

Já se você quer comer um delicioso Guacamole, a American Pale Ale é o par perfeito. Ela também vai bem com chili, tacos e burritos.

 

Peixes e frutos do mar

A Pilsen, assim como as cervejas de trigo caem muito bem com peixes de sabor mais leve e frutos do mar como camarão e lagosta.

 

Outro tipo de cerveja que casa bem com este tipo de comida é a American Pale Ale, que possui um teor de amargor mais alto que combina perfeitamente com frutos do mar.

 

Já a Strong Golden Ale e a Dark Golden Ale  também são uma boa harmonização para peixes e frutos do mar com sabores mais intensos, como mexilhões.

 

Pizza

Difícil quem não gosta de pizza né? E para arrasar na harmonização com a cerveja, confira nossas dicas: A IPA vai muito bem com os sabores de Pepperoni, Calabresa e Quatro Queijos. Já a Pilsen casa perfeitamente com a Marguerita e opções veganas. Mas se a sua preferida for Frango com Catupiry, recomendamos combiná-la com uma Weiss.

 

Comida de Boteco

Quibes, pastéis, mandioquinha frita combinam muito bem com a Weiss, especialmente se os temperos não forem tão marcantes. Agora se você gosta de temperos mais fortes e presentes o ideal é harmonizar com a American Pale Ale.

 

Doces

Não poderíamos deixar de incluir as receitas doces neste nosso guia, e a Malzbier é a mais indicada, especialmente para sobremesas como o Apfelstrudel, o cheesecake, chocolates, pizzas doces e sorvetes. 

 

Outra cerveja que pode ser harmonizada com doces à base de café ou chocolate é a Stout. Já a Porter cai muito bem com trufas e sobremesas à base de frutas vermelhas.

 

Outras sugestões

Além dos pratos acima, trouxemos mais sugestões de combinações entre cervejas e pratos. Confira:

 

Hambúrguer: India Pale Ale

Feijoada: Pilsen

Lasanha à bolonhesa: Amber Lager

Frango assado: American Amber Ale ou Cream Ale

Cuscuz: American Pale Ale

Saladas: American Wheat ou American Wild Ale

Macarrão ao molho bechamel ou carbonara: Biere de Garde 

Batatas gratinadas: Doppelbock