Veja o significado dos símbolos de lavagem e cuide das suas roupas da maneira correta.

O que muita gente não sabe é que certas peças de roupa precisam de cuidados especiais na hora de serem lavadas, por isso existem as etiquetas com as instruções e recomendações do fabricante. Mas muitas vezes não entendemos seus significados.

Separamos uma lista dos principais símbolos que encontramos nas etiquetas e explicamos o significado. Confira.

Símbolos referentes à lavagem

Os símbolos referentes à lavagem são todos aqueles que apresentam uma espécie de balde em seu desenho. Se a etiqueta apresenta um número, esse número representa a temperatura máxima em que a peça deve ser lavada. E, se apresenta uma mão, significa que essa peça não pode ser lavada na máquina. Já quando consta um X em cima, significa que essa peça deve ser lavada a seco.

Símbolos referentes à secagem

Também existem algumas instruções e cuidados quando se fala de estender ou secar a roupa. Quando a etiqueta apresenta um círculo com um ponto, isso significa que a roupa pode ser seca dentro da máquina, mas em temperatura mínima. Quando esse círculo tem dois pontos, você pode secar na máquina em temperatura máxima.

Quando o círculo apresenta um X, isso significa que a peça não pode ir à secadora, e quando você observar um quadrado sem círculo e com vários traços verticais significa que a peça não pode ser torcida antes de estender.

Símbolos referentes ao ferro de passar

Esses símbolos informam se a roupa pode ou não ser passada, e qual é a temperatura ideal para a tarefa.

O desenho do ferro com uma bolinha indica que a peça deve ser passada em temperatura mínima, com duas bolinhas: em temperatura média, e com três bolinhas, em temperatura máxima. Quando o ferro tem um X, a roupa não pode ser passada no ferro.

Símbolos referentes ao uso de alvejante

As instruções sobre o uso de alvejante apresentam duas variações mais comuns. Quando consta um triângulo é porque você pode usar alvejantes à base de cloro, quando tiver um X sobre o triângulo, evite usar cloro na lavagem das roupas, pois elas podem ficar manchadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe! E para mais dicas e conteúdo exclusivo, acesse o Blog Barbosa.